|
8 |
Notícia
NotíciaO que é uma notícia?
É um dos principais tipos de textos jornalísticos existentes, e por isso tem uma estrutura semelhante a outros textos jornalísticos como a matéria, a reportagem, etc.
A estrutura da notícia é chamada de pirâmide invertida. Esse nome se dá por causa do caráter comunicativo da notícia, que é caracterizado por trazer, logo no primeiro parágrafo, o ápice da notícia, a principal e mais relevante informação. Ou seja, uma notícia inicia-se logo com o desfecho, esse primeiro parágrafo é chamado pela linguagem jornalística de lead. Nele são expostas as informações que mais chamam a atenção do leitor para prosseguir com a leitura do texto, em busca de mais informações sobre aquele fato. Esta estratégia de construção textual é muito utilizada em jornais por causa do seu caráter informativo, e também por causa do objetivo de trazer ao leitor informações rápidas, claras e precisas. Sendo assim, o leitor tem a opção de aprofundar a leitura ou não, de acordo com os seus interesses.
Seguindo com a estrutura da pirâmide, o texto traz no primeiro parágrafo as informações mais importantes, e nos parágrafos seguintes traz as outras informações sempre em ordem decrescente de relevância. Algumas informações são necessárias para o entendimento dos fatos, e por isso elas são priorizadas. São elas as personagens do fato, o espaço e o tempo.
Outras informações que são responsáveis por detalhes mais importantes são colocadas logo em seguida, como a causa do acontecimento, o desenrolar dos fatos e detalhes sobre as consequências do mesmo. Lembrando sempre que essas informações já são trazidas para o leitor no lead, porém por serem faladas de maneira superficial elas voltam a ser faladas em busca de serem detalhadas.
Exemplo
Crianças dão bom exemplo no combate contra a dengue!
A cidade de Botucatu (SP) registrou apenas 20 casos de dengue em 2014, mas neste ano houve um aumento expressivo. O município já registrou 290 casos, um aumento de 14 vezes. O que significa um caso para 520 habitantes. Para evitar o aumento dos casos, até as crianças estão dando bons exemplos.
Alunos da escola Rafaela Cristina Benato mostraram que tamanho não importa no combate a dengue. O pequeno Davi já está com a resposta na ponta da língua de como o aedes aegipty é perigoso. “O mosquito da dengue bota um ovo. Nasce uma asinha, ela cresce e procura alguém pra picar. Ai pessoa pega dengue”, explica.
O aumento comparado com o ano passado assusta, segundo o secretário da saúde Cláudio Lucas Miranda. “Botucatu teve um aumento significativas no número de casos. Acreditamos que por causa da estiagem, grande parte dos ovos do mosquito ficaram latentes aguardando as próximas chuvas ter essa eclosão e uma grande infestação e isso teve uma epidemia em Botucatu.”
A população está sendo convocada pelo poder público a cuidar dos quintais e terrenos. A conscientização das pessoas evitaria que Botucatu chegasse a números tão preocupantes da dengue.
Ainda de acordo com o secretário de saúde, uma equipe foi montada só para fiscalizar os terrenos. Mas que 80% dos criadouros encontrados pelos agentes da prefeitura são de materiais usados pela população - materiais servíveis. E que uma liminar permite que eles entrem nas residências mesmo sem autorização do proprietário.